segunda-feira, dezembro 26, 2005

Sobre o choro

Sabe quando alguém pisa no seu pé e você chora? E chora preto porque o rímel não foi seu amigo e resolveu ceder na hora em que você mais precisava ser discreta? Dá até vontade de rir... Mas isso é normal. Não, não é normal chorar porque você levou uma pisada no pé. Normal é chorar porque a noite até então tinha sido uma desgraça e um pisão foi suficiente para desencadear o processo do choro.

Eu sempre tento dar uma disfarçada nesses momentos. Uma amiga me disse uma vez que eu fico linda até chorando. Mentira, ninguém fica lindo chorando. Mas eu consigo, em alguns casos, chorar sem sequer alterar a expressão do meu rosto. Daí eu olho para o lado, finjo que estou coçando os olhos - só para enxugar as lágrimas - e fica por isso mesmo. Bom, só não fica por isso mesmo quando você percebe que seus dedos estão pretos por causa do rímel.

Alguém acha, como eu, que chorar é uma das atividades mais esquisitas do ser humano? É muito estranho que um sentimento ou uma sensação (e apenas um sentimento ou uma sensação) possam causar uma alteração física tão visível. Qual é a relação que se estabelece entre a tristeza e um olho cheio d´água? Sei não.

Eu nunca li nada científico a respeito do choro, mas uma vez me surpreendi com uma dessas afirmações mais sonhadoras sobre o assunto. Não era nada de “chorar lava a alma” ou “chorar faz bem para a pele”. Acho que foi num livro do Roland Barthes, em que ele dizia que a gente chora quando um sentimento não cabe mais no nosso corpo. Às vezes falta espaço para tamanha alegria ou determinada tristeza. E aí elas transbordam em forma de lágrima. Não sei por que, mas isso costuma me confortar quando eu choro. Principalmente quando eu choro preto.

3 comentários:

Unknown disse...

Lindo texto. Incrível como ninguém tenha postado um comentário ainda.
Eu tb choro sem que ninguém perceba, mas tem vezes que eu não consigo esconder. E acho que é isso mesmo, que a gente chora quando o sentimento transborda. Uma bela definição.
beijos!

Anônimo disse...

Linda a definição do Barthes. Gosto uma tb do Saramago, que uma vez escreveu: "esse sangue branco, que é lágrima".

Anônimo disse...

Manero seus textos...entao, eu sou uma pessoa digamos assim, sentimental, mas nao demonstro isso na frente das pessoas, pois tenho vergonha de expor meus sentimentos, mas as vezes nao dá pra segurar, e quando percebo que vou chorar, fico desfarçando, olho pros lados, abaixo a cabeço, mudo de assunto. a pior coisa mesmo, é borrar a maquiagem! O choro realmente é um acontecimento estranho, eu concordo com vc! Chorar mostra o lado fragil da pessoa, e tambem tem suas vantagens, essa é a melhor parte se vc quer alguma coisa!
Adorei seu blog e o comentario sobre os judeus, meu chefe é judeu e estou tentando conviver com ele!
bjos