domingo, janeiro 08, 2006

Vergonhas

Eu tenho umas vergonhas muito engraçadas. Por exemplo, eu tenho vergonha de entrar em uma farmácia só para me pesar e não comprar nada. Outro dia, passando por uma no Leblon, lembrei que precisava de um desodorante novo. Ótimo, era a desculpa perfeita. O plano era pegar o desodorante, pagar e, no fim de tudo, dar uma passadinha pela dita cuja. Mas enquanto esperava o moço passar o cartão, dei um espirrão inesquecível. O cara, talvez mais sem graça do que eu, pegou um lenço de papel e soltou: “toma, a senhora está precisando...”. Não preciso contar que nem me pesei depois disso. Assinei o papel do cartão e saí correndo.

Da série “minhas vergonhas”, ainda existem outras um pouco esquisitas. Por exemplo, eu morro de vergonha de aceitar dinheiro dos meus pais. Eu classifico essa vergonha como esquisita porque muita gente me diz que essa preocupação é uma grande bobagem. Mas uma bobagem pela qual eu, agora mestranda e dependente de uma bolsa miserável, tenho passado com certa freqüência. O pior é que quase nunca preciso pedir. Eles estão sempre oferecendo, cientes da minha nova condição de adulta que não tem mais como se sustentar. É terrível.

Acho que esse é o meu ponto mais fraco no momento. O dinheiro. E às vezes eu me martirizo por essa última escolha da minha vida. O mestrado. Só duas coisas costumam atenuar a sensação ruim. A primeira é quando vejo amigos dando plantão no jornal em fins de semana de sol. A segunda é quando descubro outras pessoas da minha idade que ainda precisam da ajuda financeira dos pais. No fim das contas, percebo que não sou um ser superior, como gostaria de ser, e posso me sentir mais leve com a desgraça alheia. Disso eu também tenho vergonha.

4 comentários:

Fadua disse...

Eu tb tenho vergonha de me pesar na balança da farmácia...

Anônimo disse...

Eu tenho vergonha de entrar em loja... Qualquer uma!
beijão, Bispoooooooo

Anônimo disse...

Eu tenho vergonha de entrar em loja...Qualquer uma!
beijão

Anônimo disse...

Então somos dois...
Tenho vergonha de:
De me pesar na farmácia sem comprar nada;
De entrar em qualquer loja e não comprar nada;
De aceitar dinheiro (pois a bolsa de mestrado é uma M.);
De ter crise de tosse;
Etc, etc, etc...
Tenho vergonha até pelos outros:
De quando um repórter erra o texto;
De quando alguém fica nervoso numa entrevista de emprego;
De ver alguém também com crise de tosse;
E por aí vai...
bjs